terça-feira, 13 de setembro de 2011

Finalmente o dia da partida…

Depois de uma saída muito tardia para Burgos, as férias lá começaram. Bem, as férias propriamente ditas, eram para começar uns dias depois, aquando da entrada na Suíça e “dentro” dos Alpes, finalmente! Mas lá nos fomos pondo a caminho…
A entrada em França fez-se sempre na companhia de nuvens escuras e ameaçadoras, que nos ofereciam uma limpeza regular do equipamento e do Mamute… A estrada na Cantábria é fenomenal, mas completamente molhada, com nevoeiro e trânsito (era dia de regresso de emigrantes) fica complicada e difícil de aproveitar devidamente.
Circular em França foi uma boa surpresa. As áreas de serviço são absolutamente fantásticas e vê-se mais relva do que alcatrão. Os preços são equivalentes. Como notas negativas fica o aborrecimento de andar sempre a parar nas Péages e o preço das mesmas… E também o trânsito intenso ao nos aproximarmos do Mediterrâneo. No entanto, os automobilistas aceitam e facilitam a circulação das motos pelo meio das duas faixas. Agradável esse comportamento, dentro do aborrecimento e calor infernal no trânsito…
Primeira paagem em França: Lourdes. Por mero acaso, era o dia máximos das “festas”… Não havia espaço nem para mais uma alma, mas como motas eram poucos, não tivemos problemas de estacionamento ou a circular. Apenas uma ameaça de atentado dificultou a progressão nas imensas filas de automóveis… A polícia estava toda na rua… Nota muito positiva para o Santuário, completamente diferente do “descampado” de Fátima. Foi interessante de conhecer.
Avignon, cidade muito “medieval”, dentro de muralhas, com a antiga residência do Papa, foi interessante. Aqui, fica a memória do primeiro contacto com a cozinha genuína francesa. Seguindo a sugestão de um Amigo entendido nestas lides de “dar ao dente”, lá experimentei um famoso pato com molho de mostarda! Divinal… Obrigado pela dica!!!
Dias depois, Annecy, mais uma das nossas paragens, revelou-se ainda mais interessante que aquilo que tinha visto na net. A parte velha da cidade, com imensos canais e uma “fortificação” é muito interessante e agradável para nos perdermos horas a passear e a beber uma coisa fresquinha numa esplanada perto dos canais. Adoramos a cidade!





No dia de entrada para a Suíça, ainda deu para um tour rápido (e sempre de moto) por Genéve e uma paragem para almoço em Montreux, essencialmente (unicamente?!!) para ir ver o Freddy!! Fantástico! Para quem adora o grupo, claro…
À entrada (finalmente!!) da Suíça, os euros ainda servem para comprar a Vignete para as auto-estradas (que pouco ou nada utilizamos…). Daqui em diante, apenas francos (CHF)… O melhor local para os “comprar” é num MB, pois mesmo com as taxas internacionais pelo levantamento, fica mais barato que uma qualquer casa de câmbios. Ainda falando dos CHF, atenção que voam da carteira a uma velocidade incrível!!... A Suíça é incrivelmente cara!... Pouco mais de 48€ por uma bolognesa, uma salada e 2 colas… E nem era um restaurante XPTO…











Acerca da Suíça não há muito a dizer! Apenas: Vão lá!!!!!! É lindo! Limpo! Organizado! Civilizado! É um País a sério!...
Ah! E as estradas? Ah ah ah ah… O objectivo da viagem! As maravilhosas estradas que serpenteiam pelos Alpes! Imperdível!
Inicialmente, os primeiros ganchos que nos apareceram foram abordados com mais medo que prazer… Mas acabamos por perceber como atacar aquelas curvas com o Mamute e tudo correu pelo melhor! Os restantes condutores são muito respeitadores, mesmo os estrangeiros.

Sem comentários:

Enviar um comentário